terça-feira, 29 de julho de 2014

EUA acusam Rússia de violar acordo nuclear

Os Estados Unidos acusam a Rússia de violar o Tratado sobre Forças Nucleares Intermediárias, assinado em 8 de novembro de 1987 na Casa Branca pelo então presidente Ronald Reagan e o líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, noticia o jornal The New York Times. Foi o primeiro acordo a reduzir os arsenais nucleares das superpotências.

Toda uma classe de mísseis nucleares de cruzeiro ou baseados em terra com alcance entre 500 e 5,5 mil quilômetros foi eliminada. Agora, os EUA dizem que a Rússia começou a testar mísseis nucleares de cruzeiro em 2008. Em 2011, as autoridades americanas concluíram que os testos violavam o acordo. Em maio de 2013, o Departamento de Estado fez a primeira reclamação oficial.

Em carta ao presidente Vladimir Putin entregue ontem pela embaixada americana em Moscou, o presidente Barack Obama manifesta a intenção de manter um diálogo de alto nível para preservar o tratado, mas a atual confrontação causada pela intervenção militar russa na Ucrânia complica a negociação.

O conflito entre o governo ucraniano e os rebeldes apoiados pelo Kremlin se intensificou nos últimos dias. As forças ucranianas tentam isolar a região de Donetsk. Hoje, o secretário de Estado americano, John Kerry, observou que não há "o menor sinal de evidências de que a Rússia está interessada em reduzir o apoio".

A União Europeia anunciou novas sanções à Rússia. O presidente Barack Obama deve fazer o mesmo em breve.

Nenhum comentário: