A rede terrorista Al Caeda no Magreb Islâmico retirou o apoio à proclamação do Estado Islâmico do Iraque e do Levante de criar um califado extremista no Oriente Médio e reafirmou a lealdade ao líder máximo d'al Caeda, Ayman al-Zawahiri lugar-tenente e sucessor de Ossama ben Laden.
Em declaração divulgada na Internet, Al Caeda no Magreb Islâmico admitiu a possibilidade de aceitar a criação do emirado islâmico, chamado no Ocidente de Jihadistão, "mas não na sua forma atual".
O clérigo extremista jordaniano Abu Katada, ligado ideologicamente a Al Caeda, também rejeitou a criação do Estado Islâmico.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário