O prefeito da capital, Joko Widodo, declarou-se hoje vencedor da eleição presidencial na Indonésia com base em projeções dos resultados iniciais, mas seu adversário Prabowo Subianto afirmou ser cedo ainda para cantar vitória. O resultado oficial será divulgado em 22 de julho de 2014.
Se essas projeções forem confirmadas, Jokowi, como é conhecido popularmente, vai confirmar uma ascensão meteórica para governar a quarta maior nação do mundo e a terceira maior democracia. Seu adversário foi chefe de operações especiais da ditadura de Mohamed Suharto, do qual era genro. Tem ficha suja nas organizações de defesa dos direitos humanos.
Menos de duas horas depois do fechamento das urnas, Joko e os líderes do Partido Democrático da Luta deram entrevista na casa de sua presidente, Megawati Sukarnoputri, filha do herói da independência indonésia, Ahmed Sukarno.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário