A milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante expulsou mais de 30 mil moradores da cidade de Chheil, no Leste da Síria, um reduto da Frente al-Nusra, um grupo jihadista rival, informou o jornal libanês The Daily Star.
Para conquistar apoio popular, o EIIL está impondo controle sobre os preços dos combustíveis no mercado negro. O grupo luta em duas frentes, contra a ditadura de Bachar Assad, na Síria, e contra o governo do primeiro-ministro xiita Nuri al-Maliki, no Iraque.
Em Bagdá, a capital do Iraque, a população já se prepara para um possível ataques dos jihadistas. A Jordânia pediu ajuda militar a Israel, caso o EIIL ataque o país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário