Um milhão de pessoas estão ameaçadas pela fome e outros três milhões correm sério risco no Sudão do Sul, que enfrenta uma guerra civil, advertem as Nações Unidas e os Estados Unidos. O alerta foi feito pela diretora adjunta para democracia, conflito e ajuda humanitária da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Nancy Lindborg, durante a reunião anual do conselho de direção do Escritório da ONU para Coordenação de Ajuda Humanitária.
O mapa de "emergências complexas" da USAID inclui quase todo o Sudão do Sul, com a exceção da região da Equatoria Ocidental, como áreas de "estresse" por causa da escassez de alimentos. A maioria do país mais novo do mundo está em nível de "emergência" ou "crise".
Como a situação está se agravando, o próximo nível, de "catástrofe e fome em massa", deve ser declarado no mês que vem, agosto de 2014. Está praticamente certo, declarou Lindborg à publicação Africa Confidential.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário