O presidente islamita do Egito, Mohamed Mursi, manifestou esperança hoje de que seja possível negociar um cessar-fogo entre Israel e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) nas próximas horas. No momento, o maior objetivo é evitar uma invasão terrestre à Faixa de Gaza, que poderia levar à morte centenas, talvez milhares, de palestinos.
A presença, no Cairo, do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, e da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, reforça as chances de um acordo.
Israel iniciou uma ofensiva aérea contra a Faixa de Gaza depois que centenas de foguetes palestinos atingiram o território israelense como resposta ao assassinato seletivo do comandante militar do Hamas, Ahmed Jabari, na quarta-feira passada.
Hoje pelo menos 120 foguetes palestinos foram disparados contra Israel. Um terço foi interceptado pelo sistema de defesa antimísseis Domo de Ferro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário