terça-feira, 13 de novembro de 2012

Comandante dos EUA no Afeganistão é investigado

O escândalo sexual que derrubou o general David Petraeus da direção da CIA (Agência Central de Inteligência) atinge também seu sucessor como comandante militar dos Estados Unidos no Afeganistão, general John Allen, que seria o próximo comandante militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar da América do Norte com a Europa, revela hoje o jornal The New York Times.

No inquérito sobre as relações entre Petraeus e sua biógrafa Paula Broadwell, que mostrou que eles eram amantes, os investigadores encontraram 20 a 30 mil páginas de material inapropriado em mensagens eletrônicas trocadas pelo general Allen com Jill Kelley, uma socialite da Flórida que teria sido ameaçada por Paula.

A queixa de Jill a um amigo policial teria provocado a investigação que descobriu a infidelidade do general. Como diretor da CIA, Petraeus tinha acesso a informações confidenciais capazes de comprometer a segurança nacional dos EUA. Durante a Guerra Fria, era comum o uso de agentes femininas para seduzir inimigos e tentar obter segredos de Estado.

O presidente Barack Obama reafirmou há pouco sua confiança em Allen para comandar as forças internacionais no Afeganistão, mas o secretário da Defesa, Leon Panetta, suspendeu sua indicação para chefiar a OTAN.

Nenhum comentário: