A agência de classificação de risco Fitch rebaixou hoje a nota de crédito da dívida pública da Argentina em cinco níveis, de B a CC, alegando que o país está à beira de novo calote. Um juiz federal de Nova York mandou o governo argentino pagar US$ 1,3 bilhão a credores que rejeitaram a renegociação proposta por Buenos Aires no início do século antes de remunerar os títulos emitidos depois da reestruturação da dívida.
Em 15 de dezembro, a Argentina deve pagar US$ 3,1 bilhões aos novos credores e aos que aceitaram os termos da renegociação impostos por Buenos Aires. Este será o dia decisivo.
Como o governo Cristina Kirchner se nega a pagar os credores que se negaram a aceitar um desconto, a expectativa é que o país volte a não pagá-los. Se fizer isso, será impedido pela Justiça Federal dos Estados Unidos de honrar o compromisso assumidos com os novos títulos, entrando tecnicamente em nova moratória ou calote.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário