O Partido Republicano manteve o controle da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, que representa o povo e pela Constituição americana deve aprovar toda despesa pública. Mas o Partido Democrata deve reter a maioria no Senado. Vários senadores democratas estão se reelegendo, e a professora Elizabeth Warren tomou do senador republicano Scott Brown a cadeira que durante décadas foi de Ted Kennedy.
Se o presidente Barack Obama for reeleito, isso significa um grande risco de manutenção do atual impasse entre a Casa Branca e o Capitólio que impede a formação de consensos para tentar resolver problemas essenciais como o déficit público federal.
Neste momento, Obama ganhou em Novo Hampshire, um dos estados-pêndulos. O ex-governador Mitt Romney acaba de ser ultrapassado na Flórida e também perde em Ohio, considerado o estado decisivo. Se perder nestes dois, estará liquidado.
Na contagem da CNN, Romney tem 158 votos no Colégio Eleitoral e Obama 147. O presidente também perde no voto popular por 51% a 48%. Mas falta Califórnia, o estado mais populoso, com 55 delegados
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário