quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Republicanos mantêm controle da Câmara

O Partido Republicano manteve o controle da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, que representa o povo e pela Constituição americana deve aprovar toda despesa pública. Mas o Partido Democrata deve reter a maioria no Senado. Vários senadores democratas estão se reelegendo, e a professora Elizabeth Warren tomou do senador republicano Scott Brown a cadeira que durante décadas foi de Ted Kennedy.

Se o presidente Barack Obama for reeleito, isso significa um grande risco de manutenção do atual impasse entre a Casa Branca e o Capitólio que impede a formação de consensos para tentar resolver problemas essenciais como o déficit público federal.

Neste momento, Obama ganhou em Novo Hampshire, um dos estados-pêndulos. O ex-governador Mitt Romney acaba de ser ultrapassado na Flórida e também perde em Ohio, considerado o estado decisivo. Se perder nestes dois, estará liquidado.

Na contagem da CNN, Romney tem 158 votos no Colégio Eleitoral e Obama 147. O presidente também perde no voto popular por 51% a 48%. Mas falta Califórnia, o estado mais populoso, com 55 delegados

Nenhum comentário: