Em 23 dos 27 países da União Europeia, manifestantes foram às ruas hoje para protestar contra as políticas de cortes de salários, aposentadorias e gastos públicos, e aumentos de impostos, para combater os déficits públicos. Em Portugal, na Espanha e na Grécia, foi um dia de greve geral. Em Lisboa, Madri, Roma e Atenas, houve conflitos com a polícia.
Na Espanha, a segunda greve geral contra o primeiro-ministro conservador Mariano Rajoy, eleito em 20 de novembro de 2011, terminou com 74 feridos e 142 presos, noticia o jornal El País citando como fonte o Ministério do Interior. Os sindicatos declararam que 76,7% dos trabalhadores aderiram à paralisação. As entidades patronais disseram que foram apenas 12%.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário