sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Índia cresce em ritmo de 5,3% ao ano

Enquanto o Brasil ficou estagnado, com crescimento de apenas 0,6% de julho a setembro de 2012, no mesmo período, a economia da Índia avançou num ritmo de 5,3% em relação ao ano passado, um pouco abaixo dos 5,5% do trimestre anterior.

Na comparação anual, a indústria manufatureira cresceu apenas 0,8% e a agricultura, 1,2%. Altas de 9,4% no setor de serviços e de 6,7% na construção civil contrabalançaram o desempenho fraco dos outros setores.

O Fundo Monetário Internacional prevê expansão de 4,9% neste ano. Em 2013, economistas privados esperam 5,5% e, em 2014, 6% a 6,5%.

"A perspectiva de curto prazo é um desafio, com inflação renitente, crescimento fraco, déficits comercial e orçamentário elevados, e a rúpia se desvalorizando", analisa Jyoti Narasimhan, da empresa IHS Global Insight, citado pelo jornal inglês Financial Times.

Para equilibrar as contas externas, o governo tenta atrair investimentos estrangeiros nos setores de supermercados, centros comerciais e lojas de departamento, mas enfrenta forte resistência dos pequenos comerciantes locais.

Nenhum comentário: