quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Obama recebe Romney para almoço amanhã

Para honrar a promessa de campanha de negociar com a oposição, o presidente Barack Obama convidou o adversário Mitt Romney para almoçar amanhã na Casa Branca, informa o jornal The Washington Post. O objetivo é final é chegar a um acordo para reduzir o déficit público federal dos Estados Unidos, que passou de US$ 1 trilhão nos últimos quatro anos, para evitar que o país caia no chamado "abismo fiscal".

"Nossa meta é um acordo que reduza o déficit a longo prazo, tornando a dívida sustentável", declarou hoje o presidente. Obama espera uma solução em semanas.

Se não houver acordo até o fim do ano, em janeiro de 2013 expiram os cortes de impostos do governo Bush (2001-9) e entram em vigor automaticamente cortes de gastos públicos. Com isso, sairiam de circulação US$ 600 bilhões. O país correria o risco de cair num abismo fiscal que traria de volta a recessão.

Ao convidar Romney, o presidente abre um caminho para dialogar com a oposição. No discurso da vitória, em 6 de novembro de 2012, Obama manifestou interesse em ouvir Romney, lembrando que ele viabilizou a Olimpíada de Inverno de Salt Lake City quando o projeto ia mal. Mas quem vota o orçamento é a Câmara dos Deputados, onde a oposição tem uma maioria confortável e muita gente deve estar descontente com o desempenho de seu candidato à Casa Branca.

Leia mais no jornal digital americano The Huffington Post.

Nenhum comentário: