Sob pressão de mais uma batalha entre manifestantes e a polícia nas ruas de Atenas, numa votação apertada, com 153 votos a favor entre 300 deputados, o Parlamento da Grécia acaba de aprovar novos cortes nos gastos públicos e aumentos de impostos para economizar mais US$ 13,5 bilhões de euros a fim equilibrar o orçamento. O país está no quinto ano seguido de recessão.
O projeto reduz salários e aposentadorias do setor público em 5% a 35%, aumenta impostos sobre cigarros e combustíveis, e os preços dos serviços cobrados no sistema de saúde pública.
Mais de cem mil pessoas marcharam hoje na capital grega para protestar contra as novas medidas exigidas pela União Europeia e o Fundo Monetário Internacional para continuar ajudando financeiramente a Grécia, reportou a agência Reuters.
Agora, a Grécia está apta a receber uma parcela de 31,5 bilhões de euros.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário