As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), principal grupo guerrilheiro ainda em atividade na América Latina, anunciaram ontem um cessar-fogo unilateral de dois meses, a partir de hoje, na luta contra o Estado colombiano. É a primeira trégua das FARC em mais de uma década.
Na declaração de trégua, feita em Havana, a capital de Cuba, onde os dois lados negociam a paz, em defesa da legitimidade da luta armada, a guerrilha acusou o governo Juan Manuel Santos e as "classes dominantes" de manter a miséria e a expoliação da maioria do povo colombiano.
O governo da Colômbia prometeu continuar com as operações das forças de segurança contra os "crimes das FARC", noticia o jornal The New York Times.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário