domingo, 18 de novembro de 2012

CIA aprovou declaração de Susan Rice sobre Bengázi

A Agência Central de Inteligência (CIA), o serviço de espionagem dos Estados Unidos, aprovou o informe passado à embaixadora americana nas Nações Unidas, Susan Rice, sobre o ataque ao consulado em Bengázi que resultou na morte do embaixador americano na Líbia antes de suas declarações de 16 de setembro, afirmou seu ex-diretor, general David Petraeus.

Susan Rice, cotada para secretária de Estado do segundo governo Barack Obama, está sob fogo cerrado de alguns senadores republicanos interessados em criar um escândalo para manchar a imagem do presidente.

Quando o consulado foi atacado, em 11 de setembro de 2012, havia uma onda de protestos contra um filme ofensivo ao profeta Maomé produzido nos EUA. No dia seguinte, a análise das imagens mostrava realidades bem diferentes no Cairo, onde a Embaixada Americana foi cercada por uma multidão irada que subiu no muro, rasgou e queimou a bandeira, e em Bengázi, onde o consulado foi alvo de metralhadoras, foguetes e granadas.

Os republicanos alegam que Rice tentou encobrir o que foi de fato um ataque terrorista, como se o governo Obama quisesse abafar o caso.

Para o presidente, a reação republicana é ultrajante. A campanha eleitoral acabou. Os republicanos deveriam examinar o resultado das urnas e perceber que não devem hostilizar mulheres e minoriais raciais.

Nenhum comentário: