A três dias da eleição presidencial nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama leva vantagem nos estados decisivos da Flórida e de Ohio, indica uma pesquisa do Instituto Marista para o jornal The Wall St. Journal e a rede de televisão NBC.
Na Flórida, o maior dos estados onde o resultado ainda está indefinido, a vantagem do presidente, de 49% a 47%, está dentro da margem de erro da pesquisa. Em Romney, onde o ex-governador Mitt Romney precisa vencer, Obama tem 51% a 45%.
Em política externa, os eleitores da Flórida preferem o presidente por 50% a 44%. Na delicada questão do Medicare, o programa de saúde para idosos, a vantagem é de 51% a 43%. Muitos aposentados se mudam para os estados do Sul para fugir do frio na velhice, então o tema é importante.
Em outras pesquisas, o presidente vence também nos estados-chaves de Iowa, Nevada, Novo Hampshire e Wisconsin.
Nenhum republicano conquistou a Casa Branca sem ganhar em Ohio. Pelo mapa eleitoral do jornal The New York Times, o presidente já teria 243 dos 270 votos necessários no Colégio Eleitoral para ser reeleito . Romney teria 206 votos. Esses números somam os estados onde a vitória é certo com aqueles onde um candidato leva nítida vantagem nas pesquisas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário