O índice de preços ao consumidor na segunda maior economia do mundo aumentou apenas 0,1% em outubro. Depois de três meses consecutivos de redução na alta de preços, o Japão sob risco de nova deflação como a que provocou uma estagnação econômica nos últimos 15 anos.
Em junho, o Banco do Japão aumentou sua taxa básica de juros para 0,25% ao ano, sinalizando o fim da política de juro real zero ou negativo, por entender que a deflação estava superada.
A expectativa do mercado era de nova alta em dezembro ou no início de 2007, especialmente depois que a produção industral registrou uma alta de 1,6% em outubro. Mas a queda no consumo doméstico, que caiu pelo décimo mês consecutivo, numa redução de 2,4% nos últimos 12 meses, provocou uma queda no investimento.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário