quarta-feira, 15 de julho de 2015

Forças do governo deposto do Iêmen retomam porto de Áden

As forças leais ao governo deposto do Iêmen, apoiadas pela Arábia Saudita e outras monarquias petroleiras do Golfo Pérsico, reconquistaram hoje o porto de Áden, que estava em poder dos rebeldes hutis, informou a agência de notícias Reuters.

Os hutis, xiitas zaiditas apoiados pelo Irã, abandonaram o porto e o distrito de Muala. Ontem, haviam perdido o controle do aeroporto de Áden, a segunda cidade mais importante do país, antiga capital do Iêmen do Sul antes da unificação do país, em 1990.

Foi a primeira vitória importante das forças aliadas ao presidente Abed Rabbo Mansur Hadi, deposto em fevereiro e exilado na Arábia Saudita, desde a intervenção militar de uma coalizão de Forças Aéreas liderada pelos sauditas, em 25 de março de 2015.

Uma trégua humanitária negociada na semana passada pelas Nações Unidas, que deveria ter começado em 10 de julho, foi amplamente ignorada no campo de batalha.

A coalizão aérea voltou a bombardear a capital, Saná, desde 13 de julho. Pelo menos 21 civis foram mortos e outros 45 feridos.

Nenhum comentário: