sábado, 16 de janeiro de 2016

Pior seca em 30 anos ameaça 10 milhões na Etiópia

Mais de 10 milhões de pessoas estão ameaçadas pela fome pela pior seca em 30 ano na Etiópia, o segundo país mais populoso da África, adverte a Organização de Agricultura e Alimentos das Nações Unidas (FAO), que apresentou um plano de emergência.

A FAO alerta que o fenômeno meteorológico El Niño, que aumenta a temperatura da água no Oceano Pacífico com impacto sobre o clima no mundo, causou quebra nas safras e dizimou o rebanho bovino na Etiópia.

Em algumas regiões, as perdas variam de 50% a 90%. No Leste do país, houve perda total. Centenas de milhares de animais morreram de fome e sede. A escassez de água deve continuar até o início da estação chuvosa, em março.

"A perspectiva para 2016 é sombria", declarou o representante da FAO na Etiópia, Allahoury Amadou. "O sucesso da colheita atual, que está começando, será decisivo para evitar o agravamento da situação."

O plano da FAO, que prevê uma ajuda de emergência de US$ 50 milhões, visa a ajudar 1,8 milhão de agricultores a aumentar a produção e melhorar a renda neste ano. A ONU tem programas para combater os problemas causados por El Niño em 20 países da África, da Ásia, da América Latina, do Mar do Caribe e da Oceania.

A morte de um milhão de pessoas de sede e de fome na Etiópia nos anos 1980s causou uma indignação internacional e mobilizou milhões de pessoas para ajudar o país, inclusive músicos que gravaram em janeiro de 1985 o clipe We Are the World, composição de Michael Jackson e Lionel Richie, para socorrer os flagelados.

3 comentários:

Unknown disse...

O meu amigo não vai colocar a sua passagem fundamental pela editoria internacional da TV Manchete no seu "quem sou eu", não? Desse jeito você enfraquece o meu curriculum! Estávamos lá inclusive, na época só lançamento. Um gde abraco!
Gilberto Georg / Editor

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Nelson Franco Jobim disse...

Resumi por falta de espaço.