Quatro atentados terroristas suicidas mataram 25 pessoas numa vila do Norte da República de Camarões, na África Ocidental, reportou hoje a agência Reuters. Nenhum grupo reivindicou a autoria dos ataques, atribuídos à milícia extremista muçulmana Boko Haram, que agora se apresenta como o Estado Islâmico da África Ocidental.
Ao lado do Chade e do Níger, Camarões participa da aliança regional para combater o terrorismo, liderada pela Nigéria, onde o presidente Muhammadu Buhari declarou vitória contra o Boko Haram no fim de 2015.
Embora não tenha conquistado mais territórios, sob a pressão combinada dos exércitos da região, o grupo recorre cada vez mais a ataques suicidas, muitas vezes cometidos por mulheres, contra alvos fáceis como mercados públicos e estações rodoviárias.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário