O contratorpedeiro americano Curtis Wilber, armado com mísseis teleguiados, passou hoje a menos de 12 milhas náuticas da ilha de Tritão, do arquipélago Paracel, no Mar do Sul da China, em águas territórias disputadas, noticiou a agência Reuters citando fontes do Pentágono, o Departamento da Defesa dos Estados Unidos.
O Ministério do Exterior da China protestou, acusando a Marinha dos EUA de invadir o mar territorial chinês. A ilha é disputada pela China, Taiwan e o Vietnã.
Com base no direito internacional, os EUA alegam que são águas internacionais que serão cruzadas por seus aviões e navios de guerra sem pedir permissão. Em outubro de 2015, outro navio de guerra americano passou pela região para afirmar o direito de livre navegação na área.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário