Um terrorista matou a tiros pelo menos três pessoas e feriu várias outras ao atacar uma mesquita xiita na Província Oriental da Arábia Saudita, rica em petróleo, onde vive a maioria dos xiitas sauditas, informou a televisão árabe Al Jazira.
Os fiéis presentes atacaram o atirador, impedindo-o de detonar um cinturão de explosivos. A mesquita fica na cidade de Mahassen, na região de Ahsa.
A tensão entre sunitas e xiitas aumentou na província com a execução pela monarquia saudita de um clérigo xiita, Nimir al-Nimir, o que provocou fortes protestos do Irã e um ataque à embaixada saudita em Teerã.
Nesta disputa entre a Arábia Saudita sunita e o Irã sunita pela liderança regional no Oriente Médio, o regime iraniano usa os xiitas da Província Oriental para desestabilizar a estratégia de segurança da monarquia saudita, enquanto a organização terrorista sunita Estado Islâmico do Iraque e do Levante aproveita para atacar xiitas para fomentar o conflito sectário.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário