Ao contrário do que anunciou uma agência de notícias do Irã, um funcionário do governo negou que o reator de água pesada da usina nuclear de Arak tenha sido desmantelado e cheio de concreto, noticiou hoje a agência Associated Press (AP).
O funcionário disse que a República Islâmica deve assinar um acordo com a China para reformar o reator e vender a água pesada produzida pelo reator aos Estados Unidos através de um terceiro país, que atuaria como intermediário.
A mudança no reator de Arak para que não produza plutônio, carga para bombas atômicas, é um ponto central do acordo assinado pelo regime dos aiatolás com as cinco grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas (China, EUA, França, Reino Unido e Rússia) e a Alemanha para desarmar o programa nuclear iraniano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário