segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Supremo bloqueia ações da Assembleia Nacional da Venezuela

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela considerou ilegal qualquer decisão tomada pela nova Assembleia Nacional sob o argumento de que três deputados oposicionistas tomaram posse desobedecendo sua decisão, informou a Agência France Presse (AFP).

Para impedir a oposição de ter uma maioria de dois terços do parlamento, o que lhe permitiria reformar a Constituição e convocar um referendo para revogar o mandado do presidente Nicolás Maduro, o governo pediu à Justiça a impugnação de três mandatos alegando fraude eleitoral.

A manobra do regime chavista deixa a oposição em situação difícil. Precisa escolher entre concordar ou ignorar a decisão judicial. Se aceitar a manobra, a oposição legitima a jogada governista. Se rejeitar, pode criar um vácuo jurídico em que o Executivo se negue a aceitar as decisões do Legislativo.

A tendência é de um impasse capaz de restringir a capacidade da oposição de participar ativamente do governo venezuelano depois da ampla vitória nas eleições presidenciais de 6 de dezembro de 2015.

Nenhum comentário: