quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Estado Islâmico reivindica ataque terrorista em Jacarta

Em comunicado divulgado na Internet, a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante assumiu a responsabilidade por uma ação terrorista no centro de Jacarta, a capital da Indonésia, que terminou com sete mortos, entre eles cinco terroristas, de acordo com a polícia.

A área ficou isolada por seis horas. A polícia encontrou no local cinco granadas. O ataque começou por volta de dez horas da manhã pela hora local (1h30 em Brasília) com a explosão de um homem-bomba diante de uma cafeteria da rede Starbucks perto da praça Sarinah Thamrin, no centro da cidade.

Em seguida, outros terroristas atacaram com tiros e granadas. Pouco depois, dois homens-bomba detonaram os explosivos que levavam junto ao corpo.

Maior país muçulmano do mundo, com 255 milhões de habitantes, a Indonésia foi alvo de terroristas em várias oportunidades. Em 12 de outubro de 2002, um atentado matou 202 pessoas na paradisíaca ilha de Báli, mas não havia um grande ataque desde 2009, quando sete pessoas morreram em ataques simultâneos a dois hotéis de luxo.

O atentado em Jacarta marca a instalação do Estado Islâmico no Sudeste Asiático, onde 22 grupos extremistas muçulmanos juraram lealdade ao califado proclamado em 29 de junho de 2014 por Abu Bakr al-Baghdadi, o líder supremo da milícia jihadista, como informa o sítio filipino Rappler.

A principal fonte do Rappler é o Centro Internacional sobre Violência Política e Terrorismo, dirigido por Rohan Gunaratna, que observa que vários grupos jihadistas foram desmantelados na Malásia, mas os extremistas continuam ativos nas Filipinas e na Indonésia.

Nenhum comentário: