segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Congresso reconhecido internacionalmente rejeita acordo na Líbia

O Congresso Nacional Geral, o parlamento reconhecido internacionalmente, rejeitou hoje um acordo de paz proposto pelas Nações Unidas para criar um governo de união nacional na Líbia, informou a agência Reuters.

Embora tenha sido assinado pelos líderes do CNG, com sede em Tobruk, e da Câmara dos Representates instalada em Trípoli, a capital líbia, o acordo não tem o apoio generalizado como esperava a ONU.

A Líbia não tem um governo estável desde a queda do ditador Muamar Kadafi, durante a chamada Primavera Árabe, em 2011. Desde então, milícias rivais disputam o poder.

Com um governo de união nacional, será mais fácil coordenar os esforços internacionais para combater a infiltração no país da organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

Sob intensa pressão dos bombardeios aéreos dos Estados Unidos e da Rússia, o Estado Islâmico vê seu território encolher no Oriente Médio. Já cogita a possibilidade de se reinstalar na Líbia, onde teria mais facilidade para realizar ações terroristas na Europa e no Norte da África.

Nenhum comentário: