Acuado nos campos de batalha do Oriente Médio, o Estado Islâmico do Iraque e do Levante recorre mais uma vez ao terrorismo para mostrar que está na luta. Pelo menos 45 pessoas foram mortas e 110 saíram feridas de um ataque com carro-bomba e dois terroristas suicidas perto da mesquita xiita de Saidah Zaynab, em Damasco, noticiou a agência Reuters.
O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque. A área densamente povoada do Sul da capital da Síria é um local de peregrinação de muçulmanos xiitas do Líbano, Irã e outros países do Oriente Médio. Uma das estratégias do EI é atacar os muçulmanos xiitas para deflagrar um conflito sectário e se apresentar como defensor do sunismo.
Um repórter da televisão pública britânica BBC disse que o alvo poderia ser um alojamento de soldados do Exército da Síria.
As explosões acontecem no momento em que as Nações Unidas iniciam negociações em Genebra, na Suíça, para tentar acabar com a guerra civil na Síria, que matou mais de 250 mil pessoas nos últimos quatro anos e dez meses.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário