sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Partido do governo tenta impugnar sete deputados na Venezuela

Pouco a pouco, o regime chavista vai minando a vitória eleitoral e a maioria da oposição na Assembleia Nacional da Venezuela. Ontem o secretário-geral do partido governista Podemos, Gerson Pérez, pediu ao Tribunal Supremo de Justiça a anulação das eleições parlamentares de 6 de dezembro de 2014 em cinco distritos de Caracas. Sete deputados podem ser cassados.

Como a oposição conseguiu maioria qualificada de 112 deputados, inicialmente o governo impugnou a eleição de três deputados no estado do Amazonas, alegando compra de votos. Eles prestaram juramento, levando o TSJ, dominado pelo chavismo, a declarar a nulidade de todos os atos do Poder Legislativo.

Entre os mandatos questionados, está o do presidente da Assembleia, deputado Henry Ramos Allup. Em 22 de janeiro, a oposição rejeitou o decreto de emergência econômica do presidente Nicolás Maduro. Ele vai tentar impor as medidas, que incluem desapropriação e confisco, por decreto.

Mais uma vez, o regime chavista ignora as regras básicas da democracia. Vai usar o Judiciário para minar o poder do Legislativo.

Se o presidente da Assembleia for cassado, os outros países do Mercosul e da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) deveriam usar a cláusula democrática para pressionar a Venezuela. O Brasil tem sido conivente, mas o novo presidente da Argentina, Mauricio Macri, não deve ficar quieto.

Com recessão de 10% no ano passado e 8% neste, a maior inflação do mundo, de 270% em 2015 e prevista em 720% em 2016, e a forte queda nos preços do petróleo, a economia venezuelana segue em marcha forçada rumo ao abismo.

Nenhum comentário: