quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Irã solta dez soldados da Marinha dos EUA

Pouco antes do amanhecer hoje no Golfo Pérsico, 10 militares da Marinha dos Estados Unidos detidos ontem pela Guarda Revolucionária do Irã por invadir o mar territorial iraniano, foram libertados e zarparam em seus dois barcos. O Pentágono confirmou que eles foram embarcados em navios da Marinha americana.

"Concluímos que a passagem dos americanos por nossas águas territoriais não foi hostil nem um ato de espionagem", declarou à televisão iraniana o almirante Ali Fadavi, comandante das forças navais da Guarda Revolucionária. A agência de notícias iraniana Fars disse que os EUA pediram desculpas, mas não há indicações de que isso tenha ocorrido.

Navios de guerra dos EUA e do Irã passam perto uns dos outros perto da Ilha Farsi, onde há uma base naval iraniana. A rápida libertação dos marinheiros americanos é consequência da reaproximação entre os dois países desde a assinatura de um acordo para desarmar o programa nuclear iraniano.

A Guarda Revolucionária é contra o acordo nuclear, mas se submeteu à orientação política do presidente Hassan Rouhani de melhorar as relações com Washington. O secretário de Estado americano, John Kerry, falou por telefone com o ministro do Exterior iraniano, Mohamed Javad Zarif, para pedir a libertação dos marinheiros.

Nenhum comentário: