O Parlamento do Iraque suspendeu a sessão hoje depois que os deputados e ministros sunitas decidiram boicotar as reuniões do governo e do Poder Legislativo em protesto contra a violência contra a minoria sunita no Leste do país, noticiou a agência Reuters.
Um atentado terrorista suicida cometido pela milícia sunita Estado Islâmico do Iraque e do Levante na cidade de Mikdadia em 11 de janeiro deflagrou uma onda de violência sectária com retaliações de milícias xiitas contra mesquitas e civis.
A alienação da minoria sunita pelo governo central de maioria xiita em Bagdá é uma das razões do sucesso do Estado Islâmico em ocupar vastas regiões do Iraque.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
terça-feira, 19 de janeiro de 2016
Deputados sunitas boicotam governo e parlamento do Iraque
Marcadores:
boicote,
Estado Islâmico do Iraque e do Levante,
governo,
Iraque,
milícias xiitas,
Parlamento,
Sunitas,
Terrorismo,
violência sectária,
Xiitas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário