O Supremo Líder Espiritual da Revolução Islâmica, o homem-forte do regime teocrático do Irã, aiatolá Ali Khamenei, condenou hoje na Internet o ataque à embaixada da Arábia Saudita em Teerã, noticiou a agência Reuters.
Com pedras e bombas incendiárias, manifestantes alvejaram a embaixada saudita no Irã em 2 de janeiro durante um protesto contra a execução na Arábia Saudita do clérigo xiita Nimir al-Nimir. O aiatolá chamou o ataque de "realmente ruim".
Khamenei também condenou a detenção na semana passada de 10 marinheiros americanos pelas forças navais da Guarda Revolucionária do Irã depois que dois barcos-patrulha invadiram aparentemente sem saber águas territoriais iranianas no Golfo Pérsico.
A crise diplomática entre a Arábia Saudita e do Irã é um reflexo de uma disputa pelo poder regional no Oriente Médio e do crescente conflito entre sunitas, apoiados pelos sauditas, e xiitas, apoiados pelos iranianos, em vários países da região.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário