sábado, 16 de janeiro de 2016

EUA e UE suspendem sanções econômicas ao Irã

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) certificou oficialmente hoje que o Irã está cumprindo o acordo firmado em 14 de julho de 2015 com as grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha para desarmar o programa nuclear iraniano. Em consequência, os Estados Unidos e a União Europeia levantaram as sanções econômicas à república islâmica.

É o fim do isolamento econômico do país, mas a situação será reavaliada para garantir o cumprimento do acordo.

De imediato, o fim das sanções dará ao Irã acesso a US$ 100 bilhões congelados no exterior. O país voltará a vender petróleo no mercado internacional, aumentando ainda mais o excesso de oferta que causou uma queda de 70% nos preços desde junho de 2014.

"É o primeiro dia de um mundo mais seguro", festejou o secretário de Estado americano, John Kerry, principal negociador dos EUA.

Horas antes, o regime dos aiatolás anunciou a libertação de quatro americanos, entre eles o correspondente do jornal The Washington Post Jason Rezaian. Em troca, os EUA soltaram sete presos iranianos.

Na semana passada, dez marinheiros de dois barcos-patrulha detidos ao invadir águas territoriais iranianas foram libertados em 24 horas, depois de cinco telefonemas de Kerry ao ministro do Exterior do Irã, Mohamed Javad Zarif.

Nenhum comentário: