A cotação da moeda da Rússia registrou hoje um novo recorde de baixa, com o dólar sendo vendido a mais de 80 rublos, noticiou hoje a Agência France Presse (AFP). Um assessor do presidente Vladimir Putin afirmou que o Banco Central tomará medidas para sustentar a moeda nacional.
O BC russo usaria as reservas cambias em moedas fortes, estimadas em US$ 320 bilhões no fim de 2015, para estabilizar o mercado de câmbio, acrescentou o assessor, esclarecendo que cabe o banco decidir como fazer isso para não "desperdiçar reservas".
Do início de 2014 a meados de 2015, o governo russo injetou US$ 144 bilhões das reservas do país na Bolsa de Valores de Moscou e nos mercados de câmbio sem conseguir conter a crise, causada principalmente pela queda nos preços internacionais do petróleo e as sanções internacionais contra a intervenção militar da Rússia na ex-república soviética da Ucrânia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário