Quatro americanos serão soltos no Irã, inclusive o correspondente do jornal The Washington Post, Jason Rezaian, em troca da libertação de seis iranianos presos ou processados nos Estados Unidos, anunciou hoje a mídia oficial da república islâmica.
A troca de prisioneiros, não confirmada pelos EUA, é resultado da reaproximação entre os dois países e da assinatura de um acordo em julho de 2015 de um acordo entre o Irã, as cinco grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha para desarmar o programa nuclear iraniano.
Rezaian, de 39 anos, estava na prisão há um ano e meio sob a acusação de espionagem. Ele os outros presos têm dupla nacionalidade. São iranianos e americanos.
Se a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) certificar que o Irã está cumprindo o acordo nuclear em relatório a ser divulgado hoje, as grandes potências devem levantar parte das sanções internacionais ao regime dos aiatolás na próxima semana.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário