domingo, 31 de janeiro de 2016

Boko Haram mata 85 pessoas em ataque a cidade da Nigéria

A milícia extremista muçulmana Boko Haram atacou ontem a cidade de Dalori, a cinco quilômetros de Maiduguri, capital do estado de Borno, no Nordeste da Nigéria, matando pelo menos 85 pessoas, noticiou a agência Reuters, citando como fontes médicos, policiais e militares.

Foi o terceiro ataque em uma semana atribuída aos jihadistas nigerianos, que há dois anos se apresentam como a província do Estado Islâmico na África Ocidental e são o grupo mais ativo que jurou lealdade ao Estado Islâmico do Iraque e do Levante. Os milicianos abriram fogo indiscriminadamente, incendiaram casas e atacaram uma multidão com terroristas suicidas.

Desde que começou a perder territórios para os exércitos aliados da Nigéria, do Níger, do Chade e de Camarões, sem condições de ocupar novas áreas, o Boko Haram apela para operações de ataque e fuga ou atentados terroristas contra locais de concentração humana, lugares de oração, pontos de ônibus e mercados públicos.

Apesar da repressão, o Boko Haram, cujo nome significa "educação ocidental é pecado", matou mais de 3 mil pessoas em 2015.

Nenhum comentário: