segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Jogador de handebol do Afeganistão e família morrem no Mediterrâneo

Mais uma tragédia com nome e sobrenome em meio a tantos náufragos anônimos no Mar Mediterrâneo. Zubair Aziz, jogador da seleção de handebol do Afeganistão, a mulher e o filho de um ano morreram afogados quando tentavam ir da Turquia para a Grécia como tantos outros refugiados.

Zubair Aziz com o filho
Aziz tinha 27 anos e jogava na seleção afegão de handebol há dez anos. Ele deixou Cabul no sábado, 17 de janeiro de 2015. Três dias depois, o barco onde ele e a família estavam afundou no Mar Mediterrâneo, revelou o presidente da Federação de Handebol do Afeganistão, Mohammad Youssaf Niazi, citado pela agência de notícias afegã Pajhwok.

Pelo menos 45 pessoas, sendo 17 crianças, morreram em naufrágios perto de duas ilhas da Grécia no leste do Mar Egeu nos últimos dias, tornando janeiro o mês com maior número de mortes de migrantes e refugiados no Mediterrâneo.

Um barco a vela de madeira afundou perto da ilha de Kalolymnos; 34 pessoas morreram, 26 foram salvas e há um número incerto de desaparecidos.

Outro barco de madeira, com 49 pessoas a bordo, naufragou depois de bater num rochedo perto da ilha de Farmakonisi; 41 pessoas se salvaram, mas seis crianças e duas mulheres morreram.

Em 2014, cerca de 160 mil afegãos pediram asilo na Europa. É o segundo país em número de refugiados, atrás apenas da Síria.

Nenhum comentário: