quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Satélite mostra Coreia do Norte preparando teste de míssil

O regime comunista da Coreia do Norte está preparando um novo teste de míssil balístico de longo alcance na sua base de lançamentos de Dongchang-ri, no Noroeste do país, indicam imagens de satélite, informou hoje a agência de notícias japonesa Kyodo citando fontes não identificadas do governo do Japão.

Em dezembro de 2012, a ditadura stalinista norte-coreana testou um míssil balístico alegando que era um lançamento de satélite. No ano passado, afirmou ter experimentado um míssil balístico lançado de submarino, mas analistas internacionais não acreditaram.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse que a Coreia do Norte não proibiu a circulação de barcos na região como costumava fazer antes de testar armas.

Desde o colapso da União Soviética, em 1991, a Coreia do Norte faz uma chantagem nuclear, barganhando ajuda em energia e alimentos em troca de promessas de não desenvolver armas e mísseis nucleares. Mas já realizou várias experiências com armas atômicas e ninguém tem interesse no colapso do regime norte-coreano, capaz de desestabilizar a região.

Nenhum comentário: