segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Marrocos prende belga ligado aos atentados em Paris

O Marrocos anunciou hoje a prisão de um belga de origem marroquina suspeito de ligação direta com os atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris, informou a televisão britânica Sky News. 

Nas redes sociais, especulou-se que seria Salah Abdeslam, o único sobrevivente do ataque à capital da França, considerado o homem mais procurado da Europa. Mas as autoridades marroquinas o identificaram como Gelel Attar, noticiou o jornal francês Le Monde.

Ele era próximo de Abdelhamid Abaaoud, considerado o idealizador dos atentados, e de Chakib Akrouh, um dos terroristas que atiraram contra pessoas em bares, cafés e restaurantes do 10º e do 11º distritos de Paris.

Chakib estava no apartamento na cidade-satélite de Saint-Denis atacado cinco dias depois na busca por Abaaoud e detonou os explosivos que tinha junto ao corpo quando a polícia invadiu.

O Ministério do Interior do Marrocos afirma que Attar lutou ao lado da Jabhat al-Nusra (Frente para a Vitória), braço da rede terrorista Al Caeda na guerra civil síria, onde chegou em companhia de Akouh, antes de aderir ao Estado Islâmico do Iraque e do Levante. Na Síria, além de treinamento militar, ele teria entrado em contato com comandantes do Estado Islâmico, entre eles Abaaoud.

Ao sair da Síria, Attar foi da Turquia para a Alemanha e de lá para a Bélgica. Depois dos atentados, teria fugido para o Marrocos através da Holanda.

Nenhum comentário: