Na fase final de suas negociações de paz, o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) pediram às Nações Unidas o envio de uma missão observadora de 12 meses para supervisionar o cessar-fogo entre as duas partes, noticiou hoje a televisão pública britânica BBC.
O governo e o principal grupo guerrilheiro colombiano negociam desde novembro de 2012 para pôr fim a uma longa guerra civil em que as FARC entraram em 1964 como braço armado do Partido Comunista Colombiano. Já chegaram a acordos sobre reforma agrária, tráfico de drogas, anistia e a criação de um tribunal especial para julgar os crimes de guerra.
A expectativa é de chegar a um acordo de paz definitivo em março de 2016. A missão de paz só seria realizada depois do acordo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
terça-feira, 19 de janeiro de 2016
Colômbia e FARC pedem missão da ONU para monitorar cessar-fogo
Marcadores:
Anistia,
Cessar-fogo,
Colômbia,
Crimes de Guerra,
FARC,
Guerra Civil,
Missão de paz,
Negociações de Paz,
ONU,
Reforma Agrária,
Tráfico de Drogas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário