quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Coreia do Norte anuncia teste de bomba de hidrogênio

O regime comunista da Coreia do Norte anunciou hoje ter realizado com sucesso um teste nuclear subterrâneo de uma bomba de hidrogênio, provocando a imediata condenação internacional, noticiou a agência Associated Press (AP).

Serão necessárias semanas para os especialistas confirmarem se a ditadura stalinista de Pionguiangue não está blefando. Um abalo sísmico foi detectado na costa nordeste da Coreia do Norte pouco antes do anúncio, um dos indicadores de um teste nuclear.

Logo depois da notícia, a Coreia do Sul colocou as Forças Armadas em estado de alerta e iniciou consultas com os Estados Unidos e o Japão, que convocaram uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas a ser realizada ainda hoje.

A bomba de hidrogênio é a mais poderosa de todas as armas. É a energia liberada pela fusão de átomos de hidrogênio para formar o gás hélio, a mesma reação que produz a energia do sol e das estrelas.

O gatilho de uma bomba de hidrogênio é uma explosão deflagrada pela fissão nuclear de átomos pesados como urânio e plutônio, usados nas bombas atômicas jogadas pelos EUA em Hiroxima e Nagasaque, no Japão, no fim da Segunda Guerra Mundial.

Se a notícia for confirmada, será o quarto teste nuclear norte-coreano desde 2006. Se for mesmo uma bomba de hidrogênio, o que os serviços secretos sul-coreanos duvidam, representará um grande aumento na capacidade militar do país.

A tensão provocada pelo possível teste nuclear agrava a situação da economia mundial. Desde segunda-feira, as bolsas sofreram fortes quedas por causa de dados indicando uma desaceleração ainda maior na economia da China, a segunda maior do mundo.

O preço do barril de petróleo caiu hoje para US$ 35, a menor cotação desde 2004.

Nenhum comentário: