domingo, 24 de janeiro de 2016

Marcelo Rebelo de Sousa é eleito presidente de Portugal

Com 52% dos votos válidos, o professor de direito conservador Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito hoje no primeiro turno presidente de Portugal por um mandato de cinco anos, informou a Rádio e Televisão Portuguesa (RTP).

Rebelo de Sousa é do Partido Social Democrata (PSD), de centro-direita, que tem a maior bancada no parlamento, mas não conseguiu formar o novo governo depois das eleições de 4 de outubro. Isso obrigou o então primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a ceder o poder a uma coalizão do Partido Socialista com grupos mais à esquerda e os verdes, sob a liderança do atual primeiro-ministro António Costa.

Como Portugal adota o regime parlamentarista, o presidente não tem poderes para governar, mas pode dissolver o governo e o parlamento. Um dos primeiros desafios de Rebelo de Sousa será convocar novas eleições, se o frágil governo de esquerda cair.

Sousa substitui Aníbal Cavaco Silva, que presidiu o país durante dez anos. Nos anos 1980s, quando era primeiro-ministro, Cavaco Silva ficou conhecido por perseguir os brasileiros que usavam Portugal para entrar na União Europeia.

Nenhum comentário: