Um atentado terrorista suicida contra uma mesquita deixou quatro mortos e dois feridos hoje no Norte da República de Camarões, um país da África Ocidental atacado repetidas vezes pela milícia extremista muçulmana Boko Haram, noticiou a Agência France Presse (AFP).
Sob intensa pressão dos exércitos da Nigéria e de países vizinhos desde a posse do presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, em 29 de maio de 2015, o grupo Boko Haram apela cada vez mais para o terrorismo. Tem usado mulheres-bomba para driblar as forças de segurança.
Buhari chegou a declarar no fim do ano passado que a revolta do grupo jihadista estava derrotada. O Boko Haram, que hoje se apresenta como Estado Islâmico da África Ocidental, perdeu território, mas mantém a ameaça como organização terrorista.
Pelo menos 15 mil pessoas foram mortas na região desde que o Boko Haram aderiu à luta armada, em 2009.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário