Sem maior resistência, milicianos ligados à rede terrorista Al Caeda tomaram hoje Azam, uma cidade estrategicamente situada no Sul do Iêmen numa estrada importante ligando as capitais das províncias de Hadramaute e Chabua, noticiou a Agência France Presse citando como fontes chefes tribais e funcionários públicos locais.
Os milicianos saíram de áreas próximas e não enfrentaram resistência. Em abril, Al Caeda tinha conquistado Mukala, capital da província de Hadramaute, que fica num grande deserto.
Com a guerra civil e o fechamento de várias embaixadas de países ocidentais, inclusive dos Estados Unidos, ficou prejudicada a guerra de drones do governo Barack Obama contra a rede terrorista Al Caeda na Península Arábica, instalada no Iêmen para fugir da repressão na Arábia Saudita, deixando mais forte do que nunca, na análise da empresas de estudos estratégicos Stratfor.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário