A Coreia do Norte está preparando um novo teste nuclear subterrâneo, revelaram agentes secretos da Coreia do Sul citados pela agência de notícias sul-coreana Yonhap. Será o quinto teste nuclear do regime comunista de Pionguiangue.
Em 6 de janeiro de 2016, a ditadura stalinista norte-coreana anunciou ter testado uma bomba de hidrogênio, a mais poderosa das armas atômicas, mas analistas militares questionaram, imaginando que deva ter sido uma bomba mais simples.
Ontem, a Coreia do Norte noticiou ter lançado um satélite espacial, mas os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul afirmaram que foi um teste de míssil balístico de longo alcance. O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou o teste e ameaçou impor novas sanções a Pionguiangue.
Hoje, a Marinha sul-coreana disparou tiros de advertência contra um barco patrulha norte-coreano que teria invadido a fronteira marítima entre os dois países no Mar Amarelo por volta das sete horas da manhã pelo horário local (20h de ontem em Brasília).
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016
Coreia do Sul acusa Coreia do Norte de preparar novo teste nuclear
Marcadores:
armas atômicas,
bomba de hidrogênio,
Conselho de Segurança,
Coreia do Norte,
Coreia do Sul,
EUA,
Japão,
Mar Amarelo,
míssil balístico,
ONU,
teste nuclear,
Tiroteio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário