O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, autorizou os Estados Unidos a usar uma base militar na ilha da Sicília para bombardear posições do Estado Islâmico do Iraque e do Levante na Líbia, noticiou hoje a agência Reuters.
Renzi explicou que não será uma autorização permanente para uso da base aeronaval de Sigonella. Os ataques serão decididos caso a caso.
Um representante do Ministério da Defesa da Itália afirmou que só serão autorizadas ações defensivas, por exemplo, para proteger pessoas ameaçadas pelo terrorismo na Líbia.
Desde a queda do ditador Muamar Kadafi, em 2011, a Líbia vive em estado de anarquia com dois governos paralelos e várias milícias disputando o poder. Sob pressão cada vez maior no Oriente Médio, o Estado Islâmico teria transferido parte de sua liderança para a Líbia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário