Um encontro do grupo de coordenação internacional liderado pelos Estados Unidos e pela Rússia para implantar um cessar-fogo na guerra civil da Síria marcado para hoje em Genebra, na Suíça, foi cancelado, noticiou o jornal The Washington Post, diminuindo a esperança de uma trégua anunciada para hoje.
Em troca, os EUA e a Rússia realizaram um encontro bilateral inesperado. Não foram divulgados mais detalhes sobre essa reunião.
Como a intervenção militar russa desde 30 de setembro de 2015 fortaleceu a ditadura de Bachar Assad, principal responsável pelo conflito, há pouca esperança de um acordo de paz no momento. Mais uma vez, Assad parece decidido a obter uma vitória militar.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário