quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Assembleia da França aprova cassação de nacionalidade de terroristas

Com 162 votos a favor, 148 contra e 22 abstenções, a Assembleia Nacional da França aprovou ontem uma reforma na Constituição para cassar a nacionalidade de condenados por terrorismo. A medida provocou uma grande discussão no país e no governo socialista, levando à demissão da ministra da Justiça Christiane Taubira.

A França ficou chocada ao perceber que a maioria dos terroristas responsáveis pelos atentados de 2016 em Paris eram franceses ou belgas de origem estrangeira. A revisão constitucional é uma tentativa de adaptar a lei máxima do país à nova realidade da guerra contra o terrorismo.

O Partido Socialista, do presidente François Hollande, se dividiu, com 119 votos a favor, 92 contra e 10 abstenções. Os comunistas e os ecologistas votaram em massa contra o cassação da nacionalidade.

Agora, o projeto segue para o Senado, onde o líder da maioria direitista, Bruno Retailleau, que ameaça "reescrever" o texto. Para emendar a Constituição da França, o mesmo projeto precisa ser aprovado nas duas Casas.

Nenhum comentário: