Os Estados Unidos estão abertos à possibilidade de fazer patrulhas navais conjuntas com as Filipinas em águas do Mar do Sul da China disputadas com o regime comunista chinês, admitiu hoje em Manila o embaixador americano, Philip Goldberg, citado pela agência Reuters.
O objetivo seria garantir a "liberdade de navegação" em águas disputadas. Há menos de uma semana, um contratorpedeiro dos EUA passou a menos de 12 milhas náuticas de uma ilha reivindicada pela China. Foi uma resposta às intimidações da China aos países vizinhos com que tem disputas de mar territorial.
As Filipinas fizeram o pedido aos EUA no ano passado, depois que a China começou a usar uma das três ilhas artificiais onde construiu pistas de pouso para apoiar suas atividades militares na região disputada.
Pelo direito internacional do mar, ilhas dão direito a 200 milhas de mar territorial, mas recifes, de apenas 12 milhas. A construção de ilhas artificiais viola a lei.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário