Os Estados Unidos e a Coreia do Sul devem começar a discutir a instalação de um sofisticado escudo antimísseis, o Sistema de Defesa Aérea Terminal em Alta Altitude, revelou um alto funcionário sul-coreano citado anonimamente pelo jornal The South China Morning Post, com sede em Hong Kong.
Os dois aliados vão formar uma força-tarefa para desenvolver o projeto. Os EUA já tem uma bateria antiaérea na ilha de Guam e o Japão também pode aderir.
Na China, o ministro do Exterior, Wang Yi, manifestou "sérias preocupações", mas, diante do desenvolvimento de armas atômicas e tecnologia de mísseis pela Coreia do Norte, a oposição russa foi descrita pela empresa de análises estratégicas Stratfor com "quixotesca".
A China teme que os EUA tenham uma vantagem estratégica num possível confronto direto entre os dois países mais poderosos do mundo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016
EUA e Coreia do Sul discutem sistema de defesa antimísseis
Marcadores:
armas atômicas,
China,
Coreia do Norte,
Coreia do Sul,
Defesa Antimísseis,
EUA,
mísseis balísticos,
Sistema de Defesa Aérea Terminal em Alta Altitude
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário