A ditadura stalinista da Coreia do Norte mandou hoje os militares ocuparem o complexo industrial de Kaesong, onde trabalhadores norte-coreanos trabalham em fábricas de empresas da Coreia do Sul em território norte-coreano, no maior projeto de cooperação entre os dois países. Também cortou duas telefônicas diretas entre os dois governos.
Ontem, a Coreia do Sul parou as atividades em protesto contra um teste de míssil de longo alcance pelo Norte em 7 de janeiro e o Senado dos Estados Unidos aprovou novas sanções ao regime comunista de Pionguiangue.
Oficialmente, a Coreia do Norte lançou um satélite espacial. Como é uma tecnologia de uso duplo, civil e militar, os analistas entendem que foi um teste disfarçado de um míssil balístico intercontinental capaz de atingir o território dos EUA.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário